Botas de caminhada Hi-Tec experimentadas e testadas num passeio pelos pântanos

tried-tested-walking-hiking-boots-footpath-countryside-england-essex-estuary-solopress-team-members-dog-pleasent
O início da caminhada

Nós revisão Botas de caminhada Hi-Tec durante uma das nossas passeios ao longo da margem do rio.

Como tudo começou

Tried-Tested-Hiking-Boots-Route-Track-Countryside-Sunrise-Beautiful-Photo-Hut-Marshes
A vista sobre os pântanos numa velha cabana a caminho da ilha Wallasea

Tudo começou com uma prenda de Natal atrasada para um amigo - um mapa OS do estuário de Blackwater. Para ser mais exato, um mapa de exploração em papel (a parte do papel será importante mais tarde). Chegou num saco de manilha, como acontece com muitas coisas novas e brilhantes hoje em dia.

A equipa da Solopress estuda o mapa OS e identifica os percursos desejados
Estudar o mapa

Quanto a si, não sei, mas eu consigo examinar um mapa durante horas. Obviamente, a primeira coisa que se faz é descobrir onde se vive (se estiver no mapa) ou talvez um sítio que se tenha visitado. Mas, uma vez terminado esse processo, os seus olhos são deixados à vontade, seguindo caminhos e trilhos - através de sítios que sempre pensou não ter o direito de ir; através de campos de agricultores, terrenos MOD ou mesmo pistas de aterragem! Neste mapa específico, existem são dois percursos pedonais que se enquadram na descrição anterior. Um deles, denominadoBroomway' vai cerca de uma milha para o mar e acaba por levar o corajoso viajante para a zona de perigo MOD e, eventualmente, se sobreviver, para a ilha Foulness. O outro atravessa a pista do aeroporto de London Southend e sai perto da sede da Hi-Tec, um caminho que nos levaria literalmente à nossa escolha de botas de caminhada um pouco mais tarde nesta história! Assim, depois de algum tempo a olhar para este mapa (apontando os caminhos que não sabíamos que existiam), a ideia foi lançada: vamos percorrer todos os caminhos pedonais deste mapa.

Fotografia deslumbrante e bonita de um nascer do sol cor-de-rosa e púrpura sobre o estuário de Essex
Nascer do sol sobre a ilha Wallasea. Os guindastes que pode ver no centro à direita fazem parte de um estaleiro de madeira.

Havia algo de estranhamente satisfatório na ideia de podermos dizer que percorremos todos os trilhos deste mapa. Foi sugerido que, depois de cada um ter sido "conquistado", marcássemos o mapa de alguma forma. Mas, infelizmente (não é um atlas), o proprietário do mapa achou que esta sugestão de desfiguração da sua preciosa nova maravilha cartográfica era demasiado difícil de suportar e rapidamente rejeitou a moção antes que se tornasse demasiado popular. E assim ficou decidido, percorreríamos todos os caminhos pedestres do mapa.

Eis algumas das regras básicas que estabelecemos:

1. Cada viagem deve começar numa cidade ou aldeia e terminar noutra cidade ou aldeia.
  2. Cada viagem deve ter uma extensão superior a 8 quilómetros (os caminhantes experientes que estiverem a ler isto podem pensar que se trata de uma quilometragem mínima muito baixa, mas alguns dos membros do nosso grupo não estão em forma).
  3. Temos de partir antes do nascer do sol. (temos um nascer do sol no nosso grupo que tem de publicar pelo menos uma fotografia de um nascer do sol no Instagram por dia!)

Os caminhantes

Por ordem de idade (e experiência de vida).   Jon Kenyon

•  Idade: 50 qualquer coisa
  • Passatempos: Mexer no seu Kindle, coisas tecnológicas, passear o cão e recordar as viagens no Nilo.
  • Fitness: Ótimo, considerando
  • Experiência de caminhada: Como antigo marinheiro mercante, passou muito tempo a caminhar. É o mais experiente do grupo - de facto, está sempre a usar botas de caminhada - e é o tipo de pessoa que traz para o escritório as suas botas novas "só para os deitar"

Andy Smith

•  Idade: 40
  • Passatempos: Instagram (fotografia), automóveis, Solopress, râguebi.
  • Fitness: Moderado (estranhamente rápido num sprint em linha reta)
  • Experiência de caminhada: Principalmente urbano

Shaun Slater

• Idade: 32(ish)
  • Passatempos: América, comida americana, jogar futebol (e treinador), filmes
  • Fitness: Bem ajustado
  • Experiência de caminhada: Adora passear ao fim da tarde e está bem treinado para andar pelos parques temáticos americanos (percorrendo facilmente 15 milhas num dia) - e centros comerciais tentando evitar os infames Andarilhos do centro comercial

Adam Wilson-Bowen

• Idade: 28
  • Passatempos: Jardinagem, passear o cão, bricolage, andar de bicicleta, dietas da moda.
  • Fitness: Não é mau
  • Experiência de caminhada: Gosta de passear o cão, mas prefere andar a cavalo

Mycroft

• Idade: 18 meses
  • Passatempos: Lamber gatos, roubar colheres de pau, comida
  • Fitness: Muito apto, até ser colocado à frente
  • Experiência de caminhada: Tem andado por todo o lado, principalmente com o seu amigo pug preto e brilhante Fry

O nosso equipamento para caminhadas

Fotografia das quatro botas de caminhada diferentes da Hi-Tec
O calçado da equipa (da esquerda para a direita) Jon, Shaun, Adam e Andy

Como provavelmente já se aperceberam, estamos longe de ser caminheiros experientes e duros de batalha. Por isso, a maior parte de nós (exceto o Jon) tem apenas o equipamento básico para caminhar e os caminhantes mais jovens e "fixes" do início tinham apenas sapatilhas de lona. A primeira caminhada foi um quilómetro molhado, ventoso, arrastado e sujo. Decidimos investir em vestuário de caminhada adequado para a próxima vez!

A equipa Solopress olha para os planos enevoados da sua caminhada
Todos nós a apreciar a vista

Quando regressámos à base, o nosso primeiro porto de escala foi o Google, mas depois apercebemo-nos de que uma centena de marcas diferentes aparecia imediatamente nos resultados da pesquisa, Se estamos a usar este mapa como inspiração principal, ele deve ajudar-nos a orientar o nosso calçado? - e, com este estranho mantra (ligeiramente new age) na cabeça, pusemo-nos a procurar um. Não demorou muito até que um de nós se lembrasse que Hi-Tec estava sediada em Southend, recordar o caminho que conduziu à Hi-Tec? Perfeito, pensámos, mas será que a Hi-Tec vende bons sapatos de caminhada? Todos nós tínhamos memórias nebulosas de sapatilhas de velcro genéricas e brancas... daquelas que a tua mãe te dava para a educação física. Foi assim que, com alguma hesitação, entrámos no site e ficámos imediatamente surpreendidos com a vasta seleção de botas de caminhada, ténis de corrida e até mesmo sapatilhas de lona da moda. Excelente! Agora só precisávamos de encontrar um par que nos agradasse. Foi nesta altura que nos apercebemos do peso da escolha: por vezes, demasiadas opções tornam as decisões difíceis, especialmente para os naturalmente indecisos.

Decisões, decisões...

Todos decidimos que iríamos comprar sapatos diferentes. Desta forma, poderíamos avaliar qual era a bota mais adequada para caminhar. Além disso, pensámos que ficaria pouco fixe se tivéssemos calçado a condizer.

As botas de caminhada do Jon

Botas de caminhada para homem Hi-Tec Altitude Pro RGS Waterproof
Hi-Tec Altitude Pro RGS Waterproof Botas de caminhada para homem escolhidas por Jon

Botas de caminhada para homem Hi-Tec Altitude Pro RGS Waterproof, PVP £119.99

O Jon adora tecnologia e esta bota está cheia dela. Ficou particularmente entusiasmado com a noção do "rolling gate system". A bota foi concebida para o ajudar a andar, literalmente fazendo rolar a sola do pé, ajudando-o a mover-se. Também possui uma membrana impermeável Dri-Tec e, se há algo que queremos numa bota, é a capacidade de nos mantermos secos. Não é provável que apanhe um pé de trincheira numa caminhada de 4 horas, mas é muito mais confortável se não estiver a caminhar no seu próprio spa de pés. Estas botas também chegaram ao top 10 das melhores botas de caminhada segundo o independent.

As botas de caminhada do Andy

Hi-Tec Sierra Duck Waterproof - Calçado de inverno para Homem
Bota de inverno para Homem Hi-Tec Sierra Duck Waterproof escolhida por Andy

Botas de inverno Hi-Tec Sierra Duck Waterproof para homem PVP £99,99

Ok, pode ser uma escolha estranha optar por algo descrito como uma bota de inverno para um sapato de caminhada, mas o Andy gostou muito do aspeto da bota, em particular do forro de pele. O facto de serem bonitas e de prometerem ser à prova de água, convenceu-o.

As botas de caminhada do Shaun

Bota de caminhada para homem Hi-Tec Bergamo Waterproof
Bota de caminhada para homem Hi-Tec Bergamo Waterproof escolhida por Shaun

Bota de caminhada para homem Hi-Tec Bergamo Waterproof PVP £179.99

Assim, o Jon tinha escolhido a opção dos críticos e, como se veio a verificar, a primeira opção do Shaun. Mas como tínhamos feito um pacto de que cada um compraria um estilo diferente, o Shaun foi obrigado a voltar à prancheta de desenho. Não querendo ser ultrapassado, ordenou a lista por preço (do mais alto para o mais baixo) e foi descendo. Não demorou muito até encontrar estas belezas - a aderência da sola parecia fantástica e tinham um pouco de tecnologia que faltava às botas do Jon: uma palmilha "Ortholite" para o máximo conforto.

As botas de caminhada do Adam

Bota de caminhada para homem Hi-Tec V-Lite Peak Waterproof
Bota de caminhada para homem Hi-Tec V-Lite Peak Waterproof escolhida por Adam

Bota de caminhada para homem Hi-Tec V-Lite Peak Waterproof PVP £99,99

Fui o último a decidir sobre as minhas botas. Quis esperar até que todos os outros tivessem feito a sua escolha antes de fazer a minha, na esperança de que a escolha mais pequena ajudasse a reduzir a seleção. Mas tudo o que isso fez foi destacar a tecnologia que eles tinham e que eu não queria perder! No final, estas botas destacaram-se como a escolha óbvia. A tecnologia "V-Lite" é uma construção especial que torna estas botas muito leves e têm palmilhas Ortholite para um conforto esponjoso. Além disso, o "Vibram" fez-me recuar alguns anos, quando eu e alguns amigos praticávamos Parkour (para quem não sabe, é o desporto em que as pessoas se atiram para cima, através e para baixo de edifícios por diversão). Nunca fomos muito bons - mas era muito divertido e tínhamos todo o equipamento certo. A razão pela qual menciono isto é que uma sola Vibram era algo que se procurava especificamente no sapato, uma vez que todos aqueles saltos de alturas absurdas tendem a fazer estragos nos pés sem a proteção certa.

e...

Bota de caminhada Hi-Tec Sierra Lite Original à prova de água para homem
Bota de caminhada para homem Hi-Tec Sierra Lite Original Waterproof escolhida por Adam

Bota de caminhada para homem Hi-Tec Sierra Lite Original Waterproof PVP £54.99

Eu estava dividido entre esta bota e a Vi-Lite Peak. Enquanto que a outra bota tinha mais características, esta tinha um aspeto mais fixe. Adoro o estilo retro, pois são baseadas na primeira bota de caminhada da Hi-Tec, um design britânico de 1978. Por isso, a combinação com a membrana impermeável DRI-TEC tornou a escolha entre elas quase impossível! No final, decidi que, se o Shaun podia gastar 179,99 libras num par de botas, então eu podia gastar 154,98 libras em duas... e assim fiz! Fizemos as nossas escolhas, fizemos as nossas encomendas e recebemos rapidamente as nossas entregas. Estava na altura de pôr as nossas botas à prova. Pensámos que seria uma boa ideia fazer uma avaliação das nossas novas botas de caminhada depois de cada caminhada, pois sentimos que há falta de avaliações amadoras na Internet - embora existam muitos sites excelentes que oferecem avaliações "a sério", tivemos dificuldade em encontrar alguém que fosse novo na caminhada a dar a sua opinião.

Passeio de Wallasea Island a South Fambridge

Vista de satélite do percurso percorrido desde Wallasea Island até South Fambridge Walk
O percurso de Adão

Caminhei desde Wallasea Island até South Fambridge, Hockley.

• Distância: 6,8 milhas
  • Velocidade média: 2,4 mph
  • Calorias queimadas: 948 (isto é, 1,93 Big Macs!)

Quando decidimos escolher o nosso calçado, já tínhamos feito duas das nossas caminhadas planeadas. A nossa primeira caminhada com Hi-Tecs foi, portanto, de Wallasea Island a South Fambridge. Decidimos que a melhor forma de avaliar as botas de caminhada seria concentrarmo-nos num par diferente em cada caminhada, começando com as minhas Hi-Tec V Lite.

Bela fotografia de Mycroft, o cão, a farejar uma rocha com o estuário como pano de fundo
Mycroft a explorar os novos cheiros

Acordámos a uma hora que alguns podem chamar de ímpia (4:30 da manhã!) para ver o sol nascer sobre o rio Crouch. Mycroft estava relutante em levantar-se e sair, especialmente porque o dia estava frio e enevoado, e o chão estava carregado de orvalho (ele detesta patas molhadas). O nevoeiro espesso permitiu tirar fotografias espectaculares, mas algo sinistras, e passámos grande parte do passeio a tirar fotografias, o que levou a uma velocidade média baixa. Abrimos as nossas decepcionantes sandes de supermercado por volta das 08h00. Não recomendo atum antes das 10 da manhã. Mycroft, no entanto, inalou os restos. Pouco tempo depois, ficámos agradavelmente surpreendidos ao ver a cabeça negra e brilhante de uma foca, a balançar ao longo do rio. O entusiasmo durou pouco, pois desapareceu rapidamente na água cinzenta e lamacenta. (Possivelmente porque eu gritei com entusiasmo "Foca!!!"). Por sorte, apanhei um pequeno filme da pequena foca.

Regressámos a Fambridge pelas 09h00, sentindo-nos agradavelmente cansados. Embora não tenha sido uma caminhada muito longa, o nevoeiro no ar e a água no chão tornaram a viagem particularmente atmosférica.

Comentário de Adam sobre as botas de caminhada à prova de água Hi-Tec V Lite para homem

Botas de caminhada impermeáveis Hi-Tec V-Lite para homem, secas antes da lama
Botas de caminhada impermeáveis Hi-Tec V Lite para homem antes da lama
botas de caminhada durante a lama
Botas de caminhada à prova de água Hi-Tec V Lite para homem a serem testadas (imagem ligeiramente desfocada, entrei em pânico enquanto a tirava!)
botas de caminhada cobertas de lama mas que mantêm os pés do Adam secos
Botas de caminhada impermeáveis Hi-Tec V Lite para homem após a sua provação

Então, como é que as botas se saíram? Usei a bota de caminhada à prova de água Hi-Tec V Lite para homem. São leves para o pé - muito mais leves do que as minhas sapatilhas do dia a dia. Dão um grande apoio ao tornozelo, o que, honestamente, demorou um pouco a habituar-me para um homem que nunca tinha usado uma bota de caminhada. No entanto, após uns bons dez minutos de uso, adaptei-me a este apoio adicional e, de facto, achei-o reconfortante quando caminhava sobre terreno molhado e muitas vezes muito irregular. Tendo em conta que o solo estava positivamente saturado de orvalho (as minhas calças de ganga ficaram encharcadas ao nível do tornozelo após apenas alguns passos), os meus pés permaneceram quentes e secos durante todos os 6,8 quilómetros.

Cumpriram realmente o que diziam na embalagem e proporcionaram-me tanta proteção contra a água como as galochas, sem o desconforto que advém de andar de galochas durante mais de meia hora. Os meus pés sentiram-se confortáveis durante toda a caminhada, graças à palmilha Ortholite, e não sentiram qualquer dor ou dor quando cheguei a casa, mesmo depois de 4 horas de caminhada.

As botas de caminhada impermeáveis Hi-Tec v-lite para homem mantêm os pés secos, mas não as pernas!
As botas de caminhada impermeáveis Hi-Tec V Lite para homem mantiveram os meus pés secos... pena que o mesmo não se possa dizer das minhas calças de ganga!

Achei que a qualidade geral da bota era boa, espero que me dure durante muitos anos. Se pudesse voltar a escolher, escolheria certamente estas botas - o facto de manterem os meus pés secos é uma grande vantagem - não há nada que estrague mais um passeio do que um pé encharcado. Estou ansiosa por usar estas botas em muitas outras caminhadas e tenho de admitir que me sinto um pouco convencida com a minha escolha! Estou ansiosa por ver como é que as outras botas se comportam na nossa próxima caminhada.

Dou-lhes 9/10. A única razão pela qual os baixei para 9 foi porque demorei algum tempo a habituar-me ao apoio extra do tornozelo.

De Fambridge Sul a Hullbridge

Imagem de satélite da rota de South Fambridge para Hullbridge
O percurso de Jon

Fui a pé de South Fambridge até Hullbridge

• Distância: 8,2 milhas
  • Velocidade média: 2,7 mph
  • Calorias queimadas: 1.144 (2,33 Big Macs!)

Devo mencionar que o nascer do sol estava a tornar-se cada vez mais cedo e, depois da nossa última caminhada, acordámos às 4h30 da manhã para o apanhar (o que fez com que os nossos relógios ficassem desregulados para o resto do fim de semana) e decidimos não ir ver o nascer do sol. Mesmo assim, decidimos começar cedo e combinámos que os quatro se encontrariam e começariam a caminhada por volta das 5h30.

Início da caminhada no caminho de betão sobre a ria
O início da caminhada

Assim, começámos a nossa caminhada em South Fambridge. Seguimos o caminho pedonal ao longo da costa. Mais uma vez, o percurso era atormentado pela relva comprida (molhada), mas agora juntou-se a nós uma nuvem de mosquitos sedentos de sangue, uma corrida rápida e curta despistava-os por algum tempo. Mas acabavam sempre por nos encontrar. Após cerca de 45 minutos de caminhada, estávamos a aproximar-nos de Brandyhole Reach. Nesta altura, devo mencionar que, no início da semana, tínhamos passado algum tempo a olhar para o mapa e a cruzar o nosso percurso com algumas imagens de satélite. Durante esta pesquisa, tínhamos reparado que alguns dos percursos pedestres publicados pareciam atravessar grandes extensões de água. No entanto, rimo-nos disso e dissemos que não haveria problema no dia, porque os mapas deviam estar correctos.

Bota de caminhada a apontar na direção de onde deveria estar uma ponte, mas em vez disso há água e uma margem encharcada
Acredite ou não, o caminho marcado continua em frente.

Como estávamos enganados! Acontece que o caminho pedestre que supostamente segue a margem do rio é completamente intransitável, com grandes enseadas de água e muitos hectares de pântanos completamente impenetráveis no nosso caminho. Decidimos, então, sair da pista e seguir o nosso próprio caminho.

Foto da perigosa e frágil ponte que atravessa a água
Não quisemos tentar a nossa sorte na "ponte" fornecida

Esta não foi, possivelmente, a melhor ideia que alguma vez tivemos. A relva muito húmida depressa se tornou da altura da cintura e, por vezes, tivemos de forçar o nosso caminho através do que pareciam ser selvas impenetráveis (mas que, na realidade, eram apenas algumas árvores pequenas). Para além disso, em várias ocasiões, o que parecia ser um bom caminho acabou por ficar bloqueado pela água e tivemos de voltar para trás várias vezes.

Caminhada pelos prados cobertos de vegetação e caminhos estreitos
Quando finalmente recolocámos o caminho pedestre, este estava muito coberto de vegetação

Embora tudo isto pareça um pesadelo, acabou por ser uma grande aventura e acabámos por chegar a Brandy Hole molhados e cansados, mas bastante satisfeitos connosco próprios. A secção seguinte da caminhada levou-nos de Brandy Hole ao longo da orla marítima de Hullbridge. O aspeto interessante desta parte foi a quantidade de casas de aspeto extremamente caro por que passámos. E ainda mais espantoso foi o facto de muitas delas parecerem estar desabitadas! O ponto alto desta secção foram os almoços embalados que o Andy gentilmente preparou para nós. As minhas consistiam em manteiga de amendoim e compota e estavam simplesmente deliciosas. Para a marcha final até Battlesbridge tivemos de recorrer a uma caminhada ao longo da estrada. Isto foi muito dececionante, pois para além de ser aborrecido, também nos pareceu um pouco perigoso, uma vez que tínhamos de estar constantemente atentos ao trânsito matinal de sábado de manhã que parecia querer atropelar-nos. Todos fizemos uma nota mental para tentar planear todas as caminhadas futuras de modo a que não incluíssem estradas. Chegámos a Battlesbridge por volta das 11h00, cansados e fatigados, mas com um grande sentimento de realização. O rio Crouch tinha-nos dado o seu pior e nós tínhamos triunfado. E agora, vamos para a próxima caminhada.

Opinião de Jon sobre as botas de caminhada para homem Hi-Tec Altitude Pro RGS

Os impressionantes "jacarés" de Jon mantiveram as suas pernas secas, assim como as suas botas de caminhada
Os pés de Andy (à esquerda) estavam secos, mas as suas pernas estavam encharcadas, Jon (à direita) estava seco como um osso graças ao seu estilo (ou estilo-ish) crocodilos

Devo dizer desde já que estas botas podem ser usadas "fora da caixa". Com isto, quero dizer que não é necessário qualquer tipo de "habituação". São completamente confortáveis desde o início. Estas botas são anunciadas como sendo à prova de água. A caminhada de hoje foi um excelente teste para esta afirmação, e tenho o prazer de informar que passaram este teste com distinção. Os meus pés mantiveram-se completamente secos e quentes durante todo o percurso - nem uma gota de água entrou nas botas. A grande caraterística destas botas é o "Vibram RollinGait System" (RGS). Através de uma sola curva, este sistema pretende reduzir a fadiga muscular e a tensão no tornozelo. Mais uma vez, posso dizer que estas botas tiveram um desempenho admirável neste domínio. Durante os desvios que tivemos de fazer durante esta caminhada, os meus pés tiveram sempre uma boa tração, mesmo quando o terreno era particularmente irregular. No geral, não tenho qualquer defeito nestas botas e não hesitaria em dar-lhes um 10/10 recomendação.